As metas tags são muito importantes para definir alguns parâmetros que você pode passar ao navegador e aos robos dos mecanismos de busca. Aqui nesse post, vamos priorizar somente as 3 meta tags mais importantes, mas existem outras que podem ser usadas para incrementar seu site. Veja abaixo as 3 metas que iremos explicar:
Title tag ()
Meta description
Meta keywords (Não usada mais a partir de 2015)
O uso da meta tag keyword está sendo muito questionada hoje em dia. Muito se fala da sua real importância, mas vou mantê-las aqui por enquanto e explicar sua funcionalidade.
Um dos pontos a se atacar quando se está fazendo a otimização de um site é a criação de meta tags para cada uma de suas páginas. Embora este seja um tema batido entre os SEOs mais engajados, ainda vemos muitos sites que não trabalham as meta tags corretamente, ou simplesmente não trabalham.
O mais absurdo é ver sites que não utilizam a title tag. Mas tanto para a description, quanto para a meta keywords, o mesmo é válido e deve ser uma regra no seu trabalho de otimização.
Criar meta tags únicas, criativas e que seu conteúdo seja inteiramente ligado ao conteúdo da página em questão, faz toda a diferença no ranking da palavra chave desejada.
Qualidade das Meta Tags
Gerar meta
tags automáticas a partir do tema do site, ou da página, é uma alternativa muitas vezes viável e prática, mas com certeza a criação manual de meta
tags gera resultados muito mais relevantes. Claro que isso não é possível de ser feito para 100% dos sites e das páginas. Mas a automatização deve ser deixada para último caso mesmo. Prefira
analizar cada página e
mostar você mesmo suas meta
tags.
A qualidade de uma meta
tag tem dois lados a serem avaliados:
1) Como uma pessoa avalia a meta tag
2) Como um buscador avalia a meta tag
Para uma pessoa, a meta tag precisa ser chamativa, interessante, informativa, curiosa e com um toque de call-for-action. Para um buscador, a meta tag precisa de uma dose de palavras-chave para que o algoritmo da ferramenta de busca classifique bem a página. O essencial no desenvolvimento de meta tags é achar o meio termo entre esses dois lados.
Meta Tags: Quantidade
Quantidade também é uma informação a se ficar atento no que diz respeito às meta tags, mas, claro, não é sobre a quantidade de meta tags, e, sim, a quantidade de caracteres em cada meta informação. Esse, provavelmente, é o maior desafio na criação de meta tags.
Por exemplo, ao criar um título, você vai querer que apareça o nome do site, mais o título da página e mais algum outro detalhe relevante. Tudo isso sem ir além de 70 caracteres. Para meta description, a preocupação é não cruzar 160 caracteres e ainda passar o recado sobre o conteúdo da página utilizando os termos importantes para a página.
Claro que cada valor não precisa ser seguido à risca – 161 caracteres na meta description não vai ser motivo de punição para um site. Por outro lado, 100 caracteres de pura repetição de palavras-chave não é nem um pouco recomendado. É preciso, realmente, achar o ponto de equilíbrio entre quantidade e qualidade.